Gestão: Liderança: Por onde começar?

Data: 02/06/2015

 

“Manda quem pode, obedece quem tem juízo”? Essa afirmação já está fora da validade no mundo empreendedor. Liderança começa pela consciência do que significa ser um bom líder: ter a capacidade de influenciar as pessoas de forma produtiva e positiva, voltada para um objetivo comum. 

Gestão é fazer através dos outros. Mas em que momento é preciso parar de fazer as coisas através das outras pessoas e soltar as rédeas para os outros tocarem sozinhos seus próprios projetos?

Identificar esse momento é um bom primeiro passo. Como empreendedor, isso pode ser um tanto desafiador. Ser dono, às vezes, nos faz superprotetores do negócio que criamos, mas é importante saber que não se pode estar em tudo. Como exercício, sugerimos que você confie e transfira responsabilidade cada vez mais para seu time. Dessa forma, da próxima vez que seu funcionário pedir ajuda, tente uma resposta diferente para uma pergunta comum:

- Chefe, como eu faço isso? - Como você acha que deveria fazer?

Ou seja, a responsabilidade é dele. Se ele fizer errado, ele paga o pato. Acredite, ele pode suar, ficar sem dormir, mas só vai errar uma ou duas vezes, desde que haja compreensão e aprendizado no processo, porque ele logo adquire cabeça de dono. Em workshop da Endeavor, José Augusto Figueiredo, CEO da LHH/DBM, diz que cada vez que o empreendedor leva o trabalho do outro para casa para “dar uma olhadinha” (ou seja, fazer várias mudanças antes de aprovar), ele não só provoca uma queda de produtividade, como gera um aborrecimento e um emburrecimento de seu time.

O líder é aquele que inspira e desafia seu time a fazer cada vez mais com menos, mais rápido e melhor, por meio do exemplo, da convicção e do caráter. O líder transmite a visão de forma que todos saibam porque está fazendo algo, veste a camisa e mostra muito brilho no olho, antes de cobrar que seu time faça o mesmo. Por isso é tão importante dar autonomia e liderar pelo exemplo!

Abaixo, separamos 8 atitudes que você pode começar a praticar para se tornar um líder melhor:

1. Desenvolver autoconhecimento

Todo líder precisa conhecer bem a si mesmo. Autoconhecimento ajuda a entender que características o líder pode pode aproveitar para executar ações que favoreçam a empresa e seu time, assim como que características, não tão boas, ele deve amenizar para passar um bom exemplo. Sabendo que tipo de profissional ele é, fica mais fácil também entender o outro.

2. Manter a coerência entre o que faz e o que fala

Não faz sentido defender algo que não se pratica. Não pega bem pra ninguém, muito menos para o líder, que deve ser capaz de influenciar pessoas. Se você espera que seu time tenha uma boa conduta ética, comece você demonstrando honestidade e transparência.

3. Democratizar informações

Aquela ideia de que a liderança deve concentrar todo o conhecimento com exclusividade não vale mais. Um time que sabe do que acontece no dia a dia da empresa consegue fazer melhores conexões e produzir com mais tranquilidade e respeito por ela. As pessoas precisam saber para onde vão e que decisões são tomadas. Um negócio sem segredos proporciona um ambiente de trabalho mais leve e eficiente.

4. Saber delegar e comunicar expectativas

Delegar funções e projetos aos seus liderados não só demonstra sua confiança neles para entregar resultados, como te deixa livre para focar no que são suas prioridades. Mas “passar o trabalho para frente” só não adianta. É preciso que o responsável pela tarefa esteja comprado, ciente das expectativas geradas sobre a condução dessa tarefa e dos resultados esperados. Tudo deve ser bem alinhado previamente para ter certeza de que a pessoa selecionada é a mais adequada para desempenhar aquela função de acordo com suas habilidades e que será produtivo para todas as partes.

5. Saber lidar com as peculiaridades de cada membro do time

Um bom líder não só conhece os talentos de seus liderados, mas sabe como usá-los e equilibrá-los com as necessidades de cada um. Uma liderança saudável conhece aqueles com quem trabalho. E, para isso, ser empático também é fundamental. O tratamento sempre varia de um para outro.

6. Oferecer desafios

Um bom líder não se contenta com pouco. Ele está sempre puxando sua equipe para que sejam melhores e alcancem seu máximo potencial. Tem um funcionário que sonha pequeno? Questione! Surgiu uma ideia que foge à zona de conforto? Chame o pessoal para botar pra fazer! É papel do líder mostrar que é possível e deixar todos confortáveis para crescer.

7. Ser humilde

Um líder arrogante logo perde a credibilidade junto à sua equipe. A arrogância o impede de escutar o outro, valorizá-lo e incentivá-lo. Um bom líder reconhece a importância de cada pessoa e cria respeito entre o grupo.

8. Preparar sucessores

Uma pessoa insubstituível também é impromovível – no caso do empreendedor, não ter um sucessor possível significa que sua empresa morre assim que você não puder mais liderá-la. Para poder olhar para seu próprio futuro e o de sua empresa, é preciso se importar genuinamente com o desenvolvimento dos outros. Tenha sempre em foco as maiores promessas de seu time e invista no crescimento e preparo da sua equipe, passando sua experiência adiante, promovendo treinamentos e compartilhando conteúdo relevante com eles. Isso te trará melhores resultados e garantirá um sucessor capaz.

“Temos uma vida só, pessoal e profissional”

Se fôssemos incluir acima uma 9ª dica, seria encarar a pessoa ao seu lado como uma pessoa completa, sem separar trabalho de família, amigos ou emoções. O olhar para o indivíduo como um todo inverte completamente o antigo mantra que dizia: “quando for para o trabalho, deixe seus problemas em casa e quando chegar em casa esqueça seus problemas do trabalho”. Isso não significa que alguém deva sair contando seus dramas para todo mundo, mas que pode e deve receber suporte dos colegas e da empresa em algumas fases mais complexas da vida.

A diretora de RH da Acesso Digital,  uma das empresas brasileiras pioneiras nas novas práticas de gestão de pessoas, Gabrielle Teco,  resume a tônica desse novo tempo de como lidar com pessoas nas empresas: “temos uma vida só, pessoal e profissional, ouço os colegas e dou conselhos a eles como uma amiga faria, tento enxergar cada um como um indivíduo completo, em que as questões pessoais e profissionais se misturam”.

Fonte: https://endeavor.org.br/lideranca#superpagina-secao-7

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